terça-feira, 22 de junho de 2010

PROJETO ALUNO INTEGRADO


Aconteceu nos dias 08 a 11/06, nas Escolas Estaduais Teotônio Carlos e 29 de Julho, em Confresa, o Encontro Presencial para o Curso Aluno Integrado, realizado em parceria com o MEC, SEDUC, UNDIME, CEFAPRO e UFG (Universidade Federal de Goiás). Para auxiliar nas atividades foram selecionados os tutores Profº Weliton Vieira da escola 29 de Julho e Andria Guimarães da escola Teotônio.
O curso visa à melhoria da qualidade do aprendizado e promoção do desenvolvimento humano por meio das tecnologias da informação e comunicação – TIC, tornando o educando apto a auxiliar outros alunos, professores, gestores e comunidade no desenvolvimento de projetos que envolvam o uso das tecnologias digitais no processo de ensino e aprendizagem; cooperar na formação de outros alunos, garantindo a multiplicação do conhecimento.
De acordo com o programa: “a participação do aluno no ambiente escolar, torna-se importante uma vez que serão preparados por meio de formação em tecnologia, para atuarem como monitores nas salas informatizadas, salas de vídeo e outros ambientes de suas escolas, em parceria com o professor lotado nesses espaços”.
Os participantes do projeto são alunos e professores das escolas públicas estaduais e municipais de todo o Brasil. Em Mato Grosso Totalizando 3250 alunos selecionados.Essa primeira etapa do curso aconteceu na sala informatizada onde os alunos foram cadastrados no Programa, e conheceram a Plataforma do ambiente virtual do
e-Proinfo, que dará suporte para a segunda etapa, à distância. O curso em função de sua modalidade a distância, contribui para inserir no contexto do ensino médio nacional, a cultura da EAD, suas linguagens, processos e métodos.

FOTOS

Edição: Amanda Moraes (formadora das tecnologias educacionais do Cefapro/Confresa)

terça-feira, 15 de junho de 2010

1 ª TURMA DO PROGRAMA FORMAÇÃO PELA ESCOLA


Com a participação de conselheiros, pais, professores e gestores iniciou no dia 07/06/2010 a 1ª turma do Programa Formação pela Escola/MEC em Confresa -MT. O programa visa, sobretudo a formação de conselheiros e cidadãos mais conscientes e preparados para desempenhar seus papeis na sociedade contribuindo no acompanhamento, distribuição e fiscalização de alguns recursos e programas do FNDE. O Programa Formação Pela Escola contemplará estudos sobre:
PNAE (Programas Nacional de Alimentação Escolar);
PLI (Programas do Livro didático);
PDDE (Programa Dinheiro Direto na Escola);
PNTE(Programa Nacional de Transporte do Escolar).
Ressalto ainda que ...
O Formação pela Escola é um curso de formação continuada criado para capacitar pessoas envolvidas ou que pretendem envolver-se com os programas do Fundo Nacional de Desenvolvimento da Educação - FNDE, com o objetivo de melhorar a utilização dos recursos públicos a eles destinados.
A avaliação em relação ao inicio dessa primeira turma é positiva pois o número de pessoas preencheu as vagas previstas e as que participaram da 1ª fase presencial demonstraram interesse de dar continuidade aos outros módulos. Após o inicio dessa turma outras pessoas já procuraram o CEFAPRO para fazerem as suas pré-inscrições.
A tutoria do programa de responsabilidade da professora Margarete Bonora que estará atendendo o plantão de dúvidas nas 2ª feiras das 17:00 as 20:30, no CEFAPRO/CONFRESA.

DESDE JÁ AGRADEÇO A PARTICIPAÇÃO E INTERESSE DOS CURSISTAS E QUE TODOS CONSIGAM CUMPRIR SUAS METAS E CHEGAREM AO FINAL DOS MÓDULOS.
UM ABRAÇO DA TUTORA; MARGARETE A. A. BONORA







terça-feira, 1 de junho de 2010

ESCOLA ESTADUAL 29 DE JULHO REALIZA I SARAU DE CRÔNICAS LITERÁRIAS



No dia 1º de junho de 2010 aconteceu em Confresa o 1º Sarau de Crônicas Literárias. Os profissionais da Escola 29 de Julho receberam os alunos, pais e comunidade com muita alegria. O evento foi organizado no pátio, onde foi montado um palco para as apresentações. O Professor Ocivaldo Brito orientou e apresentou este momento de grande significado para a comunidade, contando com o envolvimento e o apoio da gestão e dos colegas de trabalho. Os educandos realizaram a leitura dos textos escolhidos pelos mesmos, que contemplavam escritores como: Luís Fernando Veríssimo, Carlos D. de Andrade, Vinícius de Moraes, Fernando Sabino, Arnaldo Jabour e outros. Houve exposição de trabalhos escritos em bancada e apresentações musicais. O evento demonstra todo o empenho da equipe escolar em buscar melhorias e enriquecer as metodologias de ensino-aprendizagem. São ações de valor motivacional e pedagógico que contribuirão no desenvolvimento cognitivo dos nossos jovens. Parabéns!
Edição: Juliana Capanema
Fotos: Margarete Bonora