segunda-feira, 25 de outubro de 2010

1º SEMINÁRIO REGIONAL DO PROFUNCIONÁRIO


No dia 23 de outubro de 2010 aconteceu o 1º Seminário Regional do Profuncionário realizado nas dependências da Escola Municipal Canaã em Canabrava do Norte. O principal objetivo do evento foi integrar os cursistas de Canabrava do Norte, Confresa e Porto Alegre do Norte do Programa Profuncionário. Estiveram presentes autoridades da gestão municipal dos três municípios, tutores: Raimundo Nonato, Ivone, Delcimar, Zilda e Maurivan, a assessora pedagógica Valdenice Vieira Lima, a professora orientadora do CEFAPRO Juliana Capanema e um público de aproximadamente 120 pessoas. Foram realizadas as palestras: Segurança e Saúde Ocupacional com o Especialista em Segurança e Saúde do Trabalho Carlos Loyse, A Tecnologia como Ferramenta Pedagógica com a Profª Formadora do CEFAPRO Amanda Moraes, Gestão Escolar com o Profº Antônio Eliseo Gobatto. Ocorreram apresentações dos projetos desenvolvidos pelos cursistas: O uso do Data Show, As Relações Interpessoais na Escola, a Ética nas Relações dos Profissionais da Educação,e a Alimentação Escolar da Escola Vida e Esperança. As atividades foram permeadas por apresentações musicais dos cantores: Robson, William e Luís Carlos. Esta ação fortalece o programa do MEC via SEDUC, CEFAPRO e secretarias municipais que busca unir as dimensões técnicas e pedagógicas imprescindíveis para a formação humana, comprometida com a construção de uma educação de qualidade para todos. Parabéns ao Prefeito Lorival Martins e ao Secretário de Educação Tiago Campos de Canabrava do Norte e em especial para os tutores Ivone e Delcimar pela iniciativa,organização e acolhimento. 
Edição: Juliana Capanema 
Fotos: Amanda Moraes

SEMINÁRIO INTERNACIONAL DE TECNOLOGIAS EDUCACIONAIS

Aconteceu nos dias 17 a 19 de Outubro o Seminário Internacional de Tecnologia promovido pela UNESCO em paralelo ao Seminário Estadual de Tecnologia e II ETEC - Cefapro de Cuiabá. Tivemos relatos de casos de sucesso e troca de experiências, além de autoridades nas temáticas desenvolvidas em TE, como o professor doutor Eric Rusten (Washinton - DC) e professor doutor José Manuel Moran. Contamos com a presença de quase todos os formadores em tecnologia educacional, Gestores de todos os Cefapros e Formadores dos NTMs.
O Cefapro de Confresa se fez presente e participativo nas pessoas da formadora em Te: Amanda Moraes  a Diretora Marli de Oliveira e a coordenadora Neiva Gomes Coelho.

domingo, 24 de outubro de 2010

I SEMINÁRIO DA EDUCAÇÃO INFANTIL: DESAFIOS E POSSIBILIDADES

O I seminário da Educação Infantil: Desafios e Possibilidades, aconteceu entre os dias 20 a 23 de outubro de 2010 , nas dependências da Escola Municipal Agamenon Magalhães, no município de Confresa – MT.

O evento surgiu do esforço conjunto da Secretaria Municipal de Educação, esporte, lazer e cultura, CEFAPRO, UFMT, Promotoria Pública da Comarca de Porto Alegre do Norte e Escolas particulares do município de Confresa – MT. Contou com a presença dos profissionais da Educação que atuam na Educação Infantil nas redes municipal e estadual de Confresa ( professoras em exercício, acadêmicas da graduação em Educação Infantil, acadêmicas do PROINFANTIL),  representantes de pais, equipe da SMEELC e do CEFAPRO, representantes do CME, do Conselho de Direito da Criança e do adolescente, membros do Conselho Tutelar e do Comitê do Par.
O objetivo do Seminário foi debater Políticas Púbicas, Proposta Curricular e Metodológica para Educação Infantil na perspectiva de construção do capítulo da Educação Infantil no Plano Municipal de Educação.

Para composição da mesa foram convidados: a professora Marcia ( diretora em exercício da Escola Agamenon), a Secretária de Educação profª Terezinha, profª Maria de Lourdes representando o CEFAPRO, profª Maria do Rosário representando o Conselho Municipal de Educação, profª Lucimeire Lazara como representante do SINTEP, profª Silvia representando a Assessoria Pedagógica – SEDUC, o vereador José Francisco de Assis; a profª Glaucia, tutora do Proinfantil; a profª Carmelita da rede particular, profª Ana Lucia Lobo API do Proinfantil e a profª Maria Aparecida como representante do Conselho de Direito da Criança e do Adolescente. O I SEMINÁRIO DE EDUCAÇÃO INFANTIL, tem como tema; “DESAFIOS E POSSIBILIDADES” e algumas metas a alcançar nesses dias de estudos e discussões que são; debater as políticas públicas para a Educação Infantil, tendo ainda como propósito a construção do plano municipal da Educação Infantil de Confresa e a proposta curricular, na pauta também estão; a apresentação dos trabalhos das cursistas do proinfantil, instituição do fórum Municipal de Educação Infantil, palestras, debates e apresentações culturais das escolas presentes.

O evento contou com a contribuição da professora Ms. Vera Lucia Tanus da UFMT, discutindo o tema: As especificidades da ação pedagógica com bebês, onde a mesma abordou a identidade profissional e o trabalho docente da Educação infantil, conceituou a Educação Infantil com base em elementos históricos, enfocou a criança como sendo um ser de direito, enfatizou o papel da educação/educador da Educação Infantil e ainda, questionou sobre o compromisso do profissional com sua formação.

No sábado foi aberta a discussão do tema: “Os direitos da Criança e do Adolescente”, tendo como palestrante o Promotor de Justiça da Comarca de Porto Alegre do Norte, Leonardo Moraes. Assim, iniciou sua fala conceituando a criança e o adolescente segundo a justiça (ECA), fazendo um breve histórico do Estatuto da Criança e do Adolescente e seus objetivos. Informa o papel e responsabilidade do professor em estar observando seu aluno na intenção de identificar alguma situação de risco.Respondeu várias indagações dos presentes e se mostrou a disposição para esclarecer a comunidade dos direitos e deveres da família e do estado em relação à educação infantil.

O evento foi encerrado com um delicioso almoço para os presentes e na avaliação que foi realizada o que foi dito realmente superou as expectativas dos participantes contemplando as metas esperadas.

Fotos e Edição: Margarete A.A. Bonora

quarta-feira, 13 de outubro de 2010

Alunos da Escola Estadual Teotônio Carlos Cunha em Confresa são selecionados na OLIMPÍADA BRASILEIRA DE ASTRONOMIA E ASTRONÁUTICA-OBA


Alunos da Escola Estadual Teotônio Carlos da Cunha Neto obtêm ótimos resultados na Olimpíada Brasileira de Astronomia e Astronáutica – OBA. A OBA é um evento aberto à participação de escolas públicas, privadas, urbanas ou rurais, para alunos do primeiro ano do ensino fundamental até aos do último ano do ensino médio.A XIII OBA foi realizada em 14 de maio de 2010 em todas as escolas, este ano participaram a 784.390 alunos participantes por todo o Brasil.
Este ano o Coordenador Pedagógico Yuri Marques foi quem comandou a etapa escolar juntamente com as professoras. A OBA é dividida por 4 níveis que são eles:
Nível 1: destinada aos alunos regularmente matriculados nas 1ª e 2ª séries do ensino fundamental no regime de 8 anos ou 1o ao 3o ano no regime de 9 anos; Nível 2: destinada aos alunos regularmente matriculados nas 3ª e 4ª séries do ensino fundamental no regime de 8 anos ou 4o ao 5o ano no regime de 9 anos. Nível 3: destinada aos alunos regularmente matriculados entre a 5ª e 8ª série do ensino fundamental no regime de 8 anos ou a 6o ao 9o ano no regime de 9 anos. Nível 4: destinada aos alunos regularmente matriculados em qualquer série/ano do ensino médio.
Dentre estes níveis os alunos da Escola Teotônio ficaram entre os melhores alunos do país. Sendo eles premiados com medalhas. Os alunos que serão premiados são: Natalia Tavares e Debora Tiburcio Rezende premiadas com medalha de Prata, Wilson Alves Ferreira e Kaime Silvestre S. Oliveira com medalhas de Bronze.
A Diretora Margarete Nogueira Silva parabeniza todos os alunos participantes, e em especial aos professores que tanto se empenharam para que nossos alunos tivessem êxito nesta tão importante atividade

domingo, 10 de outubro de 2010

II SEMINÁRIO DE TECNOLOGIAS EDUCACIONAIS DE BARRA DO GARÇAS, CONFRESA E SÃO FELIX DO ARAGUAIA


Aconteceu nos dias 06 a 08 de outubro em Barra do Garças o II seminário Regional para formação e avaliação em tecnologia educacional dos CEFAPROs, contando com a participação de professores, gestores e técnicos dos LIEDs das escolas Estaduais dos pólos de Confresa, Barra do Garças e São Felix do Araguaia.