quinta-feira, 25 de novembro de 2010

I MOSTRA MUNICIPAL DE MATEMÁTICA


“A Matemática é a chave de ouro com que podemos abrir todas as ciências.”                      
         Victor Duruy.
Aconteceu no dia 12 de Novembro de 2010 a I MOSTRA DE MATEMÁTICA do município de Confresa - MT.
A I Mostra Municipal de Matemática é um projeto organizado pela Secretária Municipal de Educação de Confresa - MT, através da Assessoria de Matemática em parceria com UNEMAT (Núcleo Pedagógico de Vila Rica), CEFAPRO e ASSESSORIA PEDAGÓGICA-MT.
Esse evento teve como meta, apresentar os trabalhos desenvolvidos pelos alunos das escolas municipais e estaduais, orientados por seus professores, para oportunizar a divulgação de pesquisas, o intercâmbio cultural entre estudantes de diferentes estabelecimentos de ensino e valorizar a criatividade e a coletividade dos alunos e de seus professores no trabalho em equipe.
Durante as apresentações pudemos perceber o quanto é importante envolver o aluno no processo de aprendizagem onde ele mesmo se vê como construtor do seu próprio conhecimento.
É muito importante mostrar para toda a comunidade que a matemática não é feita apenas de números e operações, e nem é aquele “bicho de sete cabeças” como muitos ainda pensam, mas que ela pode ser aprendida por qualquer pessoa e de uma forma não dolorosa e até mesmo lúdica.
Além das apresentações de jogos matemáticos (algébricos, aritméticos e geométricos), projetos de pesquisas, curiosidades matemáticas, maquetes e experimentos com relevância social e ambiental, houve a participação da Professora Dra. Maria Elizabete Rambo Kochhann/UNEMAT de Barra do Bugre – MT, com a palestra “RESOLUÇÃO DE PROBLEMAS NO ENSINO FUNDAMENTAL” a qual abril um parêntese em sua fala para que a Professora Vânia Horner/UNEMAT de Vila Rica-MT falasse um pouco do trabalho que lhe deu o prêmio de “Professora Nota Dez” e também da Professora Amanda Moraes Rodrigues/CEFAPRO de Confresa – MT, com a palestra “UMA REFLEXÃO DO ENSINO DE MATEMÁTICA AOS NATIVOS DIGITAIS”.

sábado, 13 de novembro de 2010

Aluno da E.E 29 de Julho é semifinalista na Olimpíada de Lingua Portuguesa

Aluno: Marcos e o Professor Ocivaldo
A escola estadual 29 de Julho está em festa devido um aluno da 8º B período matutino ter sido semifinalista na Olimpíada de Língua Portuguesa, “Escrevendo o Futuro”, organizada pelo Instituto Itaú Social juntamente com a Ong Cempec em parceria com o MEC, Marcos Adriano Alves com o Texto no gênero Crônica “O Peru Voador”, ficou entre os 125 alunos de todo o país que viajaram a Curitiba (PR) para participar da etapa regional da olimpíada.

Desta etapa o aluno foi desclassificado, porém conquistou para a escola a medalha de bronze ficando entre os semifinalistas, “nunca antes um aluno tinha chegado tão longe na olimpíada na cidade”, disse o Professor de Língua Portuguesa Ocivaldo Brito que viajou junto com o aluno até a Capital do Paraná.

“Passamos pela etapa municipal, depois vencemos a estadual e agora ficamos entre os semifinalistas de todo o país, sobraram apenas 125 alunos”, disse o professor com orgulho.

O aluno Marcos Adriano disse que se sente muito feliz por essa conquista, “olha eu não imagina chegar aonde cheguei, mas estou sem palavras para expressar agora, muito feliz”, disse ele.

Já o diretor da Escola Raimundo Nonato disse que a educação proporciona conquistas, e, que os alunos devem participar mais ativamente de concursos como esses, pois assim ajuda no enriquecimento escolar e pessoal do aluno, “nossa cidade está em cenário nacional, graças ao esforço que nossa escola vem demonstrando e pela seriedade que a educação é tratada por todos no nosso quadro de profissionais, quem ganha é a cidade, parabéns ao aluno Marcos e o professor Ocivaldo”, finaliza.

Por Leandro Nascimento do RNATV

segunda-feira, 8 de novembro de 2010

" I SEMINÁRIO DE EDUCAÇÃO DE VILA RICA"

I SEMINÁRIO DE EDUCAÇÃO
03 a 06 de Novembro de 2010
“Educar é semear com sabedoria e colher com paciência”.

              A educação de Vila Rica promoveu um importantíssimo evento, realizado com a presença da Prefeitura Municipal de Vila Rica, Secretaria Municipal de Educação, Secretaria de cultura, CEFAPRO, COMED, UFMT,UNEMAT e MEC. Nesse momento ímpar reuniran-se profissionais da educação , gestores, acadêmicos de matemática e da educação infantil  cursistas do Proinfantil e do Pro funcionário entre outros, para discutirem e realizarem reflexões sobre vários assuntos concernentes à nossa educação.
             

terça-feira, 2 de novembro de 2010

FORMAÇÃO PELA ESCOLA




FORMAÇÃO PELA ESCOLA


O Programa Formação pela Escola é um Programa de Formação Continuada das ações do FNDE que está sendo implementado pela SEDUC. É uma formação social com o objetivo de capacitar pessoas envolvidas ou que pretendem se envolver com os programas do FNDE, visando melhorar a utilização dos recursos públicos.