terça-feira, 14 de dezembro de 2010

SENAR E CEJA PARCERIA QUE DEU CERTO


A exclusão social provocada pelo analfabetismo é um fenômeno que está presente em todo o Brasil. E no meio rural ela é ainda maior, reduzindo as oportunidades de melhoria de vida da população. Atento a esta realidade, o SENAR (Serviço Nacional de Aprendizagem Rural) confirma a sua missão de fazer a promoção social do trabalhador por meio da alfabetização de jovens e adultos, com estratégias de ensino baseadas no educando e seu meio. Alfabetizado, o indivíduo passa a interpretar a sua realidade, interagir com a sociedade e melhorar suas chances sócio-econômicas.

quarta-feira, 8 de dezembro de 2010

ECONOMIA SOLIDÁRIA


Economia solidária é uma forma de produção, consumo e distribuição de riqueza (economia) centrada na valorização do ser humano e não do capital. Tem base associativista e cooperativista, e é voltada para a produção, consumo e comercialização de bens e serviços de modo autogerido, tendo como finalidade a reprodução ampliada da vida. Preconiza o entendimento do trabalho como um meio de libertação humana dentro de um processo de democratização econômica, criando uma alternativa à dimensão alienante e assalariada das relações do trabalho capitalista.

segunda-feira, 6 de dezembro de 2010





ESCOLA ESTADUAL TEOTÔNIO CARLOS DA CUNHA APRESENTA A SUA DECORAÇÃO DE NATAL FORTALECENDO O CLIMA NATALINO.
As ações pedagógicas da escola estão em ritmo de finalização do ano letivo e a gestão proporcionou aos alunos e comunidade um espaço para sensibilização do momento de fraternização que se aproxima. PARABÉNS!
A vocês que se dedicam e se preocupam com os valores humanos...muita força e que Deus os abençoe.
UM FELIZ NATAL E UM 2011 REPLETO DE REALIZAÇÕES A “FAMÍLIA TEOTÔNIO” !!!!!


sábado, 4 de dezembro de 2010

Tecnologia Educacional é tema do VI Módulo da Escola Ativa

A Tecnologia na Educação do Campo será o tema do VI módulo do Encontro da Escola Ativa que acontecerá de 06 a 10/12/2010 no Hotel Fazenda MT em Cuiabá.
O objetivo deste VI módulo é  entender  e  usar  as  Tecnologias  de Informação  e  Comunicação  na  Formação de  Professores  e  na  prática  cotidiana  em
turmas  multisseriadas  nas  escolas  do Campo.
Para abordar o tema foram convocados Formadores de Tecnologia Educacional dos 15 CEFAPROs do estado que estão preparando os laboratório de informatica e o material que será utilizado.
Clique AQUI para acessar o folder do evento.

quinta-feira, 2 de dezembro de 2010

SEMINÁRIO EMIEP: Princípios e Pressupostos


Encontro de Gestores e Professores do Ensino Médio
EMIEP
16/12/2010 à 18/11/2010
CUIABÁ.
Buscando minimizar esta tendência natural, a Equipe de trabalho da Coordenadoria do  Ensino Médio da SUEB/SEDUC pensou  em uma forma de organizar o trabalho do seminário propriamente dito, isto é, a sua execução e ainda algo mais,  que fosse capaz de mobilizar com antecedência à sua realização. Dessa forma, chegamos à criação do BLOG  (www.emseducmt.blogspot.com) que esperamos possa abrir espaço   não só aos participantes presenciais,  mas, possibilitar a todos os profissionais das escolas de ensino médio, o contato com o evento e seus assuntos, já que seria  impossível trazermos todos os professores a esse Seminário.
O Seminário envolverá alguns professores que atuam em Escolas que ofertam o Ensino Médio Integrado à Educação Profissional (EMIEP) e também professores daquelas  escolas que irão ofertar um  curso médio integrado  em 2011. Também participarão Professores Formadores de cada Cefapro.  
Pela Programação que está no BLOG,  pode-se perceber que o Seminário tem como foco a questão do Ensino Integrado. Aliás, essa categoria não é atributo unicamente da modalidade técnica do Ensino Médio. Essa etapa da Educação Básica tem como um de seus princípios a organização do processo pedagógico por áreas de conhecimento, em que os conteúdos integram-se sugerindo um tratamento interdisciplinar ao currículo proposto.