segunda-feira, 25 de julho de 2011

Seleção de Tutores do Proinfo Integrado


O Centro de Formação e Atualização dos Profissionais da Educação - CEFAPRO, através da Equipe de Tecnologia Educacional, no uso de suas atribuições legais, torna pública as normas gerais para o Processo Simplificado de Seleção de Tutores para atuarem no Programa de Formação Continuada em Tecnologia Educacional e formação de cadastro de reserva, para o ano de 2011.
O Programa Nacional de Tecnologia Educacional – Proinfo (Decreto Nº 6.300/07), executado através do MEC, promove o uso pedagógico das tecnologias da informação e da comunicação nas redes públicas da educação básica.



EDITAL                                                 FICHA DE INSCRIÇÃO

Maiores informações
CEFAPRO de Confresa
Amanda Moraes Rodrigues- Formadora em Tecnologia Educacional

sexta-feira, 22 de julho de 2011

Concurso Viagem do Conhecimento - Desafio National Geographic 2011

Promovido pela revista National Geographic Brasil e pela Editora Abril, o concurso Viagem do Conhecimento - Desafio National Geographic 2011 premia os melhores estudantes de geografia, no Brasil. As inscrições já estão abertas e podem ser feitas até 29 de julho, pela internet


Estão abertas as inscrições para o concurso Viagem do Conhecimento - Desafio National Geographic 2011,que tem a intenção de testar o conhecimento de estudantes brasileiros - que estejam cursando entre o 8º ano do Ensino fundamental e a 1ª série do Ensino Médio -, sobre geografia e áreas afins. 

A iniciativa, que é promovida, todos os anos, pela revista National Geographic Brasil e pela Editora Abril, visa contribuir para a melhoria da qualidade de ensino da disciplina no país e, ainda, estimular os jovens estudantes a conhecer melhor - e, consequentemente, respeitar mais - a diversidade de lugares, povos e culturas do mundo.

Os estudantes de escolas públicas e privadas, de todo o país, podem participar do Desafio: basta serem inscritos pela internet, até o dia 29 de julho, por um diretor, coordenador ou professor de geografia da instituição onde estudam. A ficha de inscrição está disponível no site do Viagem do Conhecimento.


2º Festival de Literatura em Vídeo: forme uma equipe e participe!

Alunos e professores que formarem uma equipe para transformar uma obra literária em filme podem ganhar diversos prêmios no 2º Festival Literatura e Vídeo, promovido pelas editoras Ática e Scipione. Para participar, basta reunir até cinco alunos do Ensino Médio ou segundo segmento do Ensino Fundamental e um professor, escolher uma obra literária de uma das duas editoras, produzir um vídeo de até cinco minutos sobre o livro e enviar para o concurso.


Haverá premiação tanto para os vídeos escolhidos pelo júri técnico, quanto pela escolha popular. Na primeira categoria, os alunos vencedores levam para casa troféu de reconhecimento e um netbook; o educador ganha troféu e um tablet; e a escola recebe placa de reconhecimento, uma seleção de livros das duas editoras, um computador e um programa profissional de edição em vídeos.Já na escolha popular, os alunos recebem o troféu e uma assinatura gratuita das revistas Mundo Estranho ou Superinteressante; o educador leva o troféu e um ano de revista Bravo!; e a escola recebe a placa de reconhecimento e uma seleção de livros. Mas haverá ainda premiação para os finalistas, os vencedores regionais e o Prêmio Troféu Pipoca, que premiará o vídeo que expressar a obra de maneira inusitada.Para participar, os professores responsáveis pelas equipes devem fazer o cadastro no site do concurso. O envio dos vídeos deve ser feito até o dia 14 de novembro. Mais informações no site do Festival: http://www.literaturaemvideo.com.br.

terça-feira, 12 de julho de 2011

Google Earth tem comunidade para educadores

O Google Earth é uma plataforma do Google que permite ao usuário observar qualquer lugar na Terra e ver imagens de satélites, mapas, terrenos, árvores, oceanos, edificações em 3D e até mesmo explorar planetas, constelações e outras galáxias.
Disponibiliza também uma comunidade para educadores interessados em utilizá-lo como ferramenta de ensino. Planos de aulas, tutoriais e fóruns para tirar dúvidas e compartilhar materiais que integram os aplicativos que podem ser baixados por professores do mundo inteiro.

Política indigenista é debatida pela internet


Portal com informaçõs detalhadas de todos os povos indígenas do Brasil. Fornece material sobre política indigenista, direitos e iniciativas indígenas.

fonte: http://portal.aprendiz.uol.com.br/2011/06/21/1380/

terça-feira, 5 de julho de 2011

Volta ao mundo em (+ de) 80 livros

Nessas férias, escolha seu destino, leia o livro e viaje por meio da literatura!

O instituto Educar para Crescer tras sugestões de mais de 80 livros para leitura!


acesso: 05/07/2011 http://educarparacrescer.abril.com.br/viagem/