quarta-feira, 14 de dezembro de 2011

Professor(a), sim, com muita honra


O presente de uma nação pode se medir pelo IDH ou PIB, mas o futuro se avalia pelo empenho das escolas e pela confiança dos professores

Luis Carlos de Menezes. Foto: Marina Piedade
Luis Carlos de Menezes é físico e educador da Universidade de São Paulo (USP)
Ao fim de mais um ano, acompanho o balanço de realizações, dívidas e dúvidas nos conselhos de escola e de classe em que tenho o privilégio de ser recebido. Faço isso há anos e me chama a atenção, ultimamente, mais que novos resultados ou velhos problemas, um crescente sentido de responsabilidade coletiva. Preocupam-me as difíceis condições de trabalho, mas o sentimento que me domina é de orgulho, em ser parte de algo que é determinante para a construção de nosso país. Resolvi falar do que me anima, nesta edição, para fazer um lembrete: temos uma função social importante a desempenhar, tanto os experientes quanto os que estão começando na carreira - para esses, NOVA ESCOLA lançou o Guia do Professor Iniciante (nas bancas por 10,90 reais).

A despeito de tudo o que ainda falta alcançar, asseguro que estamos no rumo certo quando vejo estudantes tratados como gente, e não como números, e seus problemas de aprendizagem vistos como questões da escola, e não da sociedade ou da família. Posso testemunhar isso, por exemplo, em instituições com mais de mil alunos, em que a coordenadora pedagógica procura a razão de um rapaz antes assíduo e participativo passar a faltar ou para algumas garotas estarem tão mal em duas disciplinas se estão bem nas demais. E, quando observo um experiente professor de Matemática reservar parte das aulas para suprir defasagens de seus alunos ou uma jovem da área de humanas se dispor a um diálogo de aproximação com estudantes que parecem estar na escola a contragosto, percebo que são de fato educadores. Afinal, não repetem o julgamento de que "esses alunos não têm condição de estar aqui...".

sexta-feira, 9 de dezembro de 2011

Escola Teotônio realiza o 1º musical Cats



A Escola estadual Teotônio Carlos da Cunha neto apresenta o 1º musical Cats um espetáculo criado por Andrew Lloyd Webber que teve a sua estréia em Londres em 1981, mas se consagrou por mais de vinte anos em cartaz na Broadway.
A história começa no silêncio da meia noite. De repente, irrompe ... música e luz revelando um ferro velho onde o lixo se amontoa. Por momentos, vislumbra-se um furtivo  gato a correr. Aos poucos, um por um, os gatos vão aparecendo na sua noite anual de celebração, demonstrando as suas habilidades numa fusão de poesia e dança.
Nesse sentido, a escola Estadual Teotônio Carlos da Cunha Neto visa com essa apresentação promover e contribuir no desenvolvimento psicomotor, emocional, educacional e cultural dos alunos que  aqui estudam.
Esta apresentação pretende também mostrar o papel: da arte, da dança e da música como  práticas de atividades físicas e culturais.
A escola busca inserir a problemática de diversificação do aprendizado escolar, envolvendo tanto a parte prática como a teórica, buscando ainda a interdisciplinaridade na área do conhecimento para que todas as particularidades do ensino sejam contempladas.
O "CATS em um mundo diferente" nasceu como forma de culminância de um projeto pedagógico que começou no inicio do ano,  com a seletiva dos alunos para compor as turmas de aula de dança, aulas estas que visaram a melhoria do ensino aprendizagem escolar, uma vez que a cultura e arte contribui e muito para a formação de cidadãos, foi um projeto que deu certo porque teve apoio significativo de muitos e também criticas de outros, o q acaba por contribuir sempre. O projeto foi financiado com recursos do PDDE.

Parabéns pelo belíssimo trabalho realizado!

segunda-feira, 5 de dezembro de 2011

ESCOLA ESTADUAL TAPIRAPÉ DE PORTO ALEGRE DO NORTE REALIZA V MOSTRA DO CONHECIMENTO

 No dia 26 de novembro de 2011, foi realizada mais uma etapa do projeto pedagógico que visa incentivar a pesquisa científica na escola, a V Mostra de conhecimento. Foram 14 trabalhos apresentados pelos educandos que concorreram a prêmios e receberam certificação pela participação no evento. A escola Tapirapé atende o ensino fundamental e com esta prática de 5 anos consolida e demonstra o empenho em colaborar na construção de “pequenos cientistas” e de um conhecimento significativo. O ambiente estava harmonioso, profissionais, educandos e comunidade trabalhando por uma educação de qualidade para todos.  Parabéns a todos... e obrigada pelo belíssimo trabalho...