terça-feira, 18 de fevereiro de 2014

Abertas as inscrições para os cursos de Formação Continuada em Tecnologia Educacional - ForConTecEdu

A Secretaria de Estado de Educação comunica que estão abertas as inscrições para os cursos de Formação Continuada em Tecnologia Educacional - ForConTecEdu – Introdução a Educação Digital; Tecnologia na Educação: Ensinando e Aprendendo com as TIC; Projeto Integrado de Tecnologia ao Currículo e Redes de Aprendizagens/tablets. Resultado da parceria MEC/SEB/PROINFO/SEDUC, os cursos visam preparar o profissional da educação para uso dos recursos tecnológicos existentes na escola, próprios da sociedade do século XXI, a exemplo dos computadores desktop existentes nos Lieds (laboratório de Informática Educativa das escolas), projetor integrado, lousa digital, Tablets (...) notebook, aparelho celular entre outros dispositivos tecnológicos (analógicos e digitais), potentes recursos a serem utilizados para as das aprendizagens dos escolares. Os cursos são semipresencial/mediado por tecnologia – online. Os encontros presenciais acontecerão nos Laboratórios de Informática Educativa das escolas e/ou CEFAPROS onde o cursista tem acesso aos recursos do Sistema Operacional Linux Educacional e internet. Contudo, em qualquer lugar/tempo o cursista com acesso a internet poderá realizar suas atividades por estarem alocadas na plataforma e-proinfo (online) sob a mediação do tutor e dos respectivos formadores em tecnologia educacional dos CEFAPROS. Portanto, as execuções dos cursos serão feitas pelos CEFAPROS que organizarão as turmas em seus respectivos pólos, farão a seleção e a formação dos tutores (mediadores) além da função de acompanhar e avaliar, sempre sob a coordenação da CFTE - Coordenadoria de Formação em Tecnologia Educacional na SUFP/SEDUC que mapeará a demanda de formação por meio deste instrumento de pesquisa. A utilização dos dispositivos tecnológicos no currículo escolar requer leituras teóricas e inovação em práticas inforricas, cuja ação deve ser entendida como elemento de um novo paradigma da educação do/no presente. Os meios tecnológicos sofreram permanente transformação nas últimas décadas exigindo proporcionalmente uma revolução nos métodos. Eis um desafio ao profissional da educação. Sintam-se convidadas e convidados a edificar um novo currículo escolar da educação básica com ousadia e vontade de inovação. ]
Havendo interesse em fazer um dos cursos de ForConTecEdu - Formação continuada em Tecnologia Educacional, acesse formulário de inscrição nos links abaixo; ]

Observação: É vedado ao cursista se inscrever em curso que já tenha sido matriculado em anos anteriores


 O curso Introdução a Educação Digital é a primeira etapa de formação dos profissionais da educação em torno da tecnologia educacional, tem duração de 60hs (4 meses) executadas em encontros presenciais, presenciais mediados por tecnologia/online. O intuito dessa formação é a inclusão do profissional da educação e contribuir na melhoria da prática pedagógica do professor, e promover a melhor aprendizagem dos alunos. A finalidade é o conhecimento e uso do Linux Educacional no processo pedagógico e a construção de uma cultura do software livre.



O curso "Tecnologias na Educação: Ensinando e Aprendendo com as TIC", objetiva subsidiar o professor na compreensão do potencial pedagógico das tecnologias, no ensino e na aprendizagem nas escolas. Com duração de 100 hs (6 meses de duração), é executado na modalidade presencial, presencial mediado por tecnologia/online. Tem como programação de curso o planejamento de estratégias de ensino e de aprendizagem, integrando recursos tecnológicos disponíveis na escola e a criação de situações de aprendizagem que leve o aluno à construção de conhecimento, ao trabalho colaborativo, à criatividade e a conhecimentos esperados em cada nível/ano seguindo os Parâmetros Curriculares Nacional (PCNs).



Elaboração de Projetos 40h (4 meses de duração) é ofertado para gestores e professores da rede pública. A finalidade é o aprofundamento teórico sobre o conceito de projeto e suas especificidades no contexto escolar, bem como a articulação das práticas pedagógicas baseadas em projetos de trabalho com aspectos relacionados ao currículo. Tem como prerrogativa preparar os escolares para que estes possam efetivar a convergência de mídias na articulação entre o PPP e as atividades de gestão nas aprendizagens mediadas por tecnologias.


Redes de Aprendizagem 40hs (4 meses) O curso objetiva promover a análise do papel da escola e dos professores frente à cultural digital nesta sociedade altamente tecnificada motivando – o a compreender como as novas mídias sociais diversificaram as relações entre as pessoas, e em especial, como estas mudanças afetaram nossos jovens a refletir na sua relação com a aprendizagem e com a escola. Visa também compreender o potencial educativo das mídias sociais digitais e sua utilização nas práticas e aprendizagens na educação básica. Objetivamos ainda neste curso a preparação do professor para uso dos tablets e demais recursos da web 2.0.


Maiores informações:
CEFAPRO de Confresa
Amanda Moraes Rodrigues
amanda.rodrigues@seduc.mt.gov.br


66-84373531

quinta-feira, 13 de fevereiro de 2014

SEMANA PEDAGÓGICA NAS ESCOLAS INDÍGENA E CAMPO- POLO DE CEFAPRO DE CONFRESA- MT

          Estamos encerrando em algumas escolas estaduais o ano letivo de 2013, porém  em algumas escolas já estamos trabalhando na semana pedagógica de 2014.

          Como  é de rotina as escolas do campo e indígenas do município de Confresa MT as quais o CEFAPRO acompanha já solicitaram formação neste inicio de ano letivo.
           A equipe do CEFAPRO, já se fez presente nas escolas do campo:  Valdir Bento da Costa ( Veranópolis), Antonio Alves Dias (Jacaré Valente), Santo Antonio (Pé de Caju) e Escola  Indígena Estadual Tapi'itawa. Tivemos nestas escolas os formadores do CEFAPRO e também a presença da coordenadora de Formação. Os temas solicitados  pelas escolas foram: Avaliação e Relatórios;  Escola Organizada por Ciclos de Formação Humana, Formação Continuada entre outros aspectos discutidos pelos profissionais.
       
          A participação dos profissionais  foi muito  positiva e também foram levantados aspectos para serem trabalhados  no projeto sala de Educador 2014. (por  Bonora- 2014)


             A Semana Pedagógica da Escola Indígena Estadual Tapi’itãwa aconteceu entre o período de 03/02 à 07/02/2014 na escola sede na Aldeia Tapio’itãwa Terra Indígena Urubu Branco. Participaram da Semana Pedagógica os profissionais da sede e das cinco Salas Anexas: Akara’ytãwa, Myryxitãwa, Tapiparanytãwa, Towajaatãwa e Wiriaotãwa. Participaram os profissionais do CEFAPRO- Confresa - MT  Assessoria Pedagógica de Confresa, para somar junto com a escola. Estavam presentes os Professores Formadores: Nivaldo Korira’i Tapirapé, Neiva Gomes Coelho e Coordenadora Pedagógica Marli de Oliveira Rocha, Kárita e Assessora Pedagógica de Confresa Eliene Coelho.
         A temática geral eleita desse ano foi Apyãwa Reka- A vida e cultura Tapirape. Os temas discutidos na semana foram: Ciclo de Formação Humana, Orientações Curriculares Indígenas, Saberes Indígenas, Formação Continuada e implantação do Sala de Educador. Houve também momento de troca de experiência entre professores que é de suma importância para aqueles que ingressaram agora na educação. O planejamento foi organizado por áreas de conhecimentos e por turmas . (por  Nivaldo Korira’i Tapirapé)
       

     
Prof.ª Formadora Margarete Bonora
           Registramos aqui apenas algumas fotos , as demais serão postadas no decorrer da semana assim que organizarmos os arquivos.
Escola E. Valdir Bento da Costa
Prof. Dr. Pedro e Prof.ª  Formadora Divanez




E.E. Antonio Alves Dias
Frutos da Região. Recepção no Pé de Caju

E.E. Santo Antonio- Pé de Caju


Formadoras Presentes.